Estive neste final de semana em uma festa com diversos universitários. O ponto comum entre eles era a incerteza quanto a sua capacidade para enfrentar os desafios do mercado. Escutei histórias sobre vários colegas que já se formaram, mas até hoje... Ou sobre alguns que após a faculdade, fizeram estágios em ótimas empresas e hoje estão em atividades que nada tem a ver com o sonho original.

No meio da conversa, uma das jovens fez uma pergunta intrigante: Prof. Múcio, o senhor acha que o problema está na falta de postos de trabalho ou no excesso de profissionais lançados ano após ano no mercado?

A Pergunta parecia fácil de responder, mas para decepção e ao mesmo tempo alento de muitos acabei respondendo da seguinte forma:

Nem uma coisa, nem outra. A questão está muito mais voltada para a manutenção ou mudança de comportamentos das universidades e estudantes. Vou explicar:

1. A maioria dos estudantes utiliza a faculdade somente para estudar. Errado.
2. A maioria dos estudantes utiliza os estágios apenas para cumprir carga horária. Errado.
3. A maioria dos estudantes não tem feito seu Marketing pessoal. Errado.
4. A maioria dos estudantes não utiliza a internet adequadamente para antecipar etapas profissionais e nem imaginam como fazer isso. Errado.
5. A maioria dos estudantes ainda pensa que diploma universitário é garantia de sucesso. Errado.
6. A maioria dos estudantes prefere manter amizades exclusivamente com seus colegas e não fazem network. Errado.
7. A maioria dos estudantes não se prepara paralelamente em conhecimento e práticas de gestão, marketing e administração. Errado. 
8. A maioria dos estudantes não pensa em inovação. Errado.
9. A maioria dos estudantes está se preparando para ser igual aos outros. Errado.
10. A maioria dos estudantes não sabe como criar produtos e serviços com diferenciais em suas áreas de estudo e atuação. Errado. 
11. A maioria dos estudantes não tem uma postura profissional e vencedora tão necessária no mercado competitivo de hoje e especialmente de amanhã. Errado.
12. A maioria dos estudantes acredita em Papai Noel, Cinderela, Bicho papão e em Fada madrinha e que estas entidades vão resolver a questão no momento certo. Errado.

E é claro que em clima de festa a turma gostou muito mais da última resposta. Depois de boas risadas conversamos sobre o tempo ideal para se preparar a carreira e é claro, chegamos a conclusão de que é agora, na universidade ou até mesmo antes dela. 

Invertendo minhas respostas você poderá encontrar boas dicas para não cair na massa de profissionais sem rumo. O mercado absorve qualquer profissional “ÚTIL” e que se adapte às suas necessidades.

É também muito importante acompanhar a evolução da cultura de consumo e das novas pressões que transformam e criam novas necessidades. A partir daí planejar sua carreira com diferenciais importantes e realmente significativos.

Este artigo é para ajuda-lo a reformular sua maneira de pensar e agir enquanto acadêmico. As ações precisam ter início agora para que os frutos sejam colhidos passo a passo e em especial quando você entrar definitivamente no mercado.

Estou oferecendo para universidades o treinamento de Marketing pessoal e profissional para desenvolvimento de carreiras Este curso tem em média 16h. e pode ser oferecido em qualquer lugar do Brasil. 

O Objetivo básico é oferecer uma consultoria de desenvolvimento de carreira com base em técnicas de marketing e conquista de mercado. E é claro, em nossa experiência na formação e gestão de centenas de empresas e projetos. Também abordo questões como atitude empreendedora e mudança de paradigmas usando técnicas de Programação Neurolinguistica. 

Um dos módulos que mais aprecio é o que tratamos de como formatar produtos e serviços inéditos ou com diferenciais. Ajudamos os alunos a entender o processo de formação de necessidades no mercado (em sua área) e neste processo buscamos fórmulas para que o bolo saia ao paladar do cliente.

Caso queira se informar sobre esta Palestra/ treinamento, por favor, faça contato conosco.

Sucesso a todos!
Múcio Morais | fone/zap 31 99389-7951
Palestras PNL /" Work Shops " Eventos Universitários

3 comentários

  1. Postado por Jurema M Oliveira | 11 Novembro 2016 |
    Prof. Mùcio, quero aradecer pela luz que nos trouxe em nossa busca de um lugar no mercado de trabalho, ainda em tempo conforme o senhor nos mostrou, quero começar meu projeto de carreira imediatamente e agora com muito mais animo e direção. Esta Palestra fez muita diferença, Obrigada!
    • Postado por Ronaldo Troiano | 13 Novembro 2016 |

      Professor Múcio, Eu estava a caminho do "mais um no mercado" fiquei muito impressionado com a sua apresentação em nossa semana acadêmica, os diferenciais, as metas, os pilares, enfim tudo me mostrou um caminho a seguir, estou agradecido e renovado em meu curso. Forte abraço!

  2. Postado por Luiz Caludio S. Martins| 06 Dezembro 2016 |
    Professor Múcio, fui sinceramente surpreendido com sua abordagem sobre carreira e gestão de vida, estou juntando os cacos e refazendo ou melhor, fazendo, porque não havia nada feito, confuso? Mas é assim que me sinto depois do evento. Desta vez confuso com direção. kkkkkk bagunçei mais ainda não é? Abraços!

Deixe seu comentário